Faça uma visita

Câmara Legislativa do DF 3º Andar Gabinete 15

(61) 3348-8150

Nossa equipe está pronta para te atender.

Segunda a Sexta

Nosso gabinete abre as portas a partir das 9h.

Daniel Donizet destina R$ 40 mil de emendas parlamentares para escola pública de robótica

Recursos serão usados para compra de impressoras, notebooks e placas para montagem de robôs

A Robótica Educacional proporciona a aplicação e aprimora os conhecimentos dos componentes curriculares como Matemática, Química e Física. Especialistas garantem que estimula o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe. E é por isso que o deputado Daniel Donizet abraçou as causas ligadas à tecnologia.

Uma das escolas que vai ser contemplada com a destinação de emendas parlamentares vai ser o Centro de Educação Profissional Articulado do Guará (CEPAG), que completa um ano em outubro. O valor do repasse será de R$ 40 mil. “A tecnologia está em constante evolução, e por isso, mudando gradualmente a maneira com que as pessoas fazem atividades simples. A robótica e a inteligência artificial, que pareciam algo tão distante, estão mais presentes e é preciso investir na área da tecnologia que contempla várias profissões que podem ser promissoras no futuro”, avaliou Daniel Donizet.

No último sábado (24), o CEPAG sediou a segunda edição do Festival de Robótica Educacional do Distrito Federal. O evento, destinado a toda a educação básica, foi gratuito e contou com a participação de 145 alunos da rede pública e privada.

O que se viu no local foi um festival de talentos. Alunos que criaram projetos para economizar energia, robôs e até uma bengala com sensor para deficientes visuais.

Samuel Santana, de 14 anos, é aluno de altas habilidades da Cidade Estrutural e também participa do projeto de robótica. Para o festival, desenvolveu um sistema que permite a locomoção de carrinhos por meio do celular. O aparelho dá o comando e, por causa das placas instaladas nos veículos, é possível determinar para qual direção devem ir. “Eu quero me formar em engenharia e criar projetos na área de transporte”, explica o estudante.

O CEPAG tem 800 alunos e está localizado no Guará II. É uma instituição pública e os alunos entram mediante sorteio. Conta com dois professores que dão aulas três vezes na semana durante manhã, tarde e noite. Mas o centro passa por dificuldades. “O laboratório de robótica precisa de equipamentos para os alunos desenvolverem as atividades. Não possuímos os suprimentos necessários para o desenvolvimento das atividades de Robótica”, desabafa a diretora da instituição, Verônica Portácio.

As emendas do deputado Daniel Donizet têm o objetivo de mudar esse cenário. Isso para que o CEPAG continue recebendo alunos e desenvolva projetos de qualidade que possam colocar os estudantes do Distrito Federal em grandes rankings nacionais e internacionais.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin