Fale com o Daniel

Agora é lei: animais de estimação vão poder ser levados no transporte público do DF

Mais uma vitória em nome da causa animal, uma das bandeiras do deputado Daniel Donizet (PSDB). Animais de estimação vão poder embarcar nos veículos de transporte público do Distrito Federal. O Projeto de Lei nº 109/2019, de autoria do distrital, foi sancionado pelo governador Ibaneis Rocha. A medida autoriza o transporte dos pets de pequeno porte que pesem, no máximo, 12kg.

Algumas regras têm que ser obedecidas: os animais devem ser transportados em uma caixa apropriada e não podem colocar em risco a segurança dos passageiros. Além disso, não será permitido o embarque em horários de pico.

É importante ressaltar também que animais ferozes, peçonhentos e aqueles que provoquem desconforto ou comprometam a segurança estarão proibidos de embarcar. Ainda segundo a norma, o limite é de dois pets em cada veículo ou trem. E não haverá nenhum acréscimo de tarifa para os donos dos animais.

“Essa é uma demanda antiga da população que tem animal de estimação. Quem não tem carro próprio, muitas vezes, não consegue levar o cachorro ou gato para uma consulta. Agora isso vai mudar. E essa foi a primeira de muitas outras leis que vamos criar em favor da causa animal”, garantiu o deputado Daniel Donizet.

As empresas de transporte público vão ser responsáveis pela fixação de placas em paradas e estações com informações da nova medida.

Faça parte da nossa comunidade

cadastre-se!