Faça uma visita

Câmara Legislativa do DF 3º Andar Gabinete 15

(61) 3348-8150

Nossa equipe está pronta para te atender.

Segunda a Sexta

Nosso gabinete abre as portas a partir das 9h.

Educação

Faz parte da natureza humana o processo de aprender e para que essa base seja criada, de forma concreta e longínqua, é de extrema importância que a formação do cidadão ocorra através de ações contínuas e auxiliadas por profissionais qualificados.

Nesse contexto, os professores ocupam o lugar central. Eles são os responsáveis por cumprir a tarefa de cuidar da formação dos que chegam até a escola. Para oferecer o melhor nível de ensino é necessário dispor de condições adequadas no ambiente de atuação. É crucial, para o futuro, garantir melhores condições de trabalho para os que estão em exercício e tornar a profissão atrativa para a juventude, assim como assegurar a qualidade de vida para os trabalhadores no momento da aposentadoria.

Essas responsabilidades estão explícitas nas legislações que tratam dos direitos trabalhistas e sociais. É responsabilidade do Estado valorizar e garantir o bem-estar destes profissionais. Tendo isto em vista, o deputado Daniel Donizet propõe a implementação da disciplina Educação Financeira. Ela irá preparar as futuras gerações para desenvolver as habilidades necessárias a fim de lidarem com as decisões financeiras que irão tomar ao longo de suas vidas.

A disciplina será abordada como uma leitura de realidade, permitindo que os alunos aprendam como fazer o planejamento de vida, de prevenção e de realização individual e coletiva. Para ser aplicada com êxito deverá ser oferecida desde os anos iniciais da vida escolar, afinal, é neste espaço onde damos os primeiros passos para a construção de nosso projeto de vida. Essa é apenas uma dentre inúmeras propostas da área da educação que serão apresentadas pelo parlamentar ao longo desta legislatura.

O aprendizado feito com supervisão de professores qualificados irá envolver um trabalho coletivo de organização dos tempos de realização das atividades, dos espaços em que elas acontecem, dos materiais disponibilizados e, em especial, de reflexão sobre as maneiras de o professor exercer seu papel para responder às necessidades e interesses dos alunos.

Contudo, o distrital pondera que é indispensável investir na estrutura da jornada diária dos estudantes, oferecendo dentro da educação básica o que precisam para vivenciar as atividades, contribuindo para a construção da autonomia para agir nas diferentes situações. Os professores que irão participar desta reestruturação do tempo ouvindo os alunos, acolhendo sugestões e oferecendo apoio, estarão criando um ambiente com condições para um futuro diferente dentro das escolas, que vai refletir nas futuras gerações.

 

Veja também

  • Minhas Proposições
  • Meus Discursos
  • Transparência
  • Deu na Mídia

Acompanhe o Mandato

© Todos os Direitos Reservados

Produzido com o ❤ Agência Ramá