Faça uma visita

Câmara Legislativa do DF 3º Andar Gabinete 15

(61) 3348-8150

Nossa equipe está pronta para te atender.

Segunda a Sexta

Nosso gabinete abre as portas a partir das 9h.

Segurança

Como em todo o país, a segurança é uma das áreas mais sensíveis do Distrito Federal. Apesar de termos uma cidade recente e planejada, Brasília se expandiu rapidamente, vieram as cidades-satélites (que hoje são as regiões administrativas) e assim o aumentou do espaço territorial do Distrito Federal. Dessa maneira, cresceram também os problemas decorrentes da ausência do Estado em algumas localidades, comuns as grandes metrópoles, como a criminalidade.

E a violência tem atingido todas as regiões administrativas. Entretanto, o DF registra um alto índice de criminalidade nas áreas menos favorecidas, sendo inclusive comparado a países com alto grau de risco à segurança. Já as áreas mais nobres, segundo estatística apresentada no Mapa da Violência, a vulnerabilidade na segurança é bem menor, demonstrando assim que a desigualdade social é um peso no desequilíbrio de políticas públicas.

Todas as regiões do DF precisam de implementação de políticas públicas singulares, principalmente no que tange as questões relacionadas as áreas de segurança, observando as especificidades de cada localidade. E assim combater o crime.

Nossas polícias Militar e Civil estão entre as mais bem preparadas quando comparada as demais unidades da federação e precisam de suporte e apoio governamental para realizar seus trabalhos. E a tecnologia é uma das ferramentas que pode colaborar diretamente no combate ao crime.       

A implantação de um sistema tecnológico para mapeamento das localidades de risco, com informes vindo diretamente da população através de um aplicativo, auxiliaria a Polícia Militar na fiscalização de determinadas áreas sobre furtos, roubos ou agressões.

Em alguns países, como o Estados Unidos, já existe um sistema contra a invasão de domicílios que informa diretamente a polícia local sobre arrombamentos e possui uma senha secreta para os proprietários informarem a segurança sem alarde, caso estejam refém de algum meliante dentro de suas residências.

Com a implantação de mais câmeras de vigilância nas ruas da capital, em sintonia com esse sistema tecnológico, a população poderá ter mais segurança com um controle mais efetivo do Governo do Distrito Federal sobre as adversidades.

Veja também

  • Minhas Proposições
  • Meus Discursos
  • Transparência
  • Deu na Mídia

Acompanhe o Mandato

© Todos os Direitos Reservados

Produzido com o ❤ Agência Ramá