Fale com o Daniel

Tecnologia

Minha maior preocupação na área da tecnologia é com a carreira e a formação dos profissionais ligados a essa área, e, é claro, inserir o Distrito Federal como um dos Polos Tecnológicos do país.

Sob esse contexto, elaboramos o PL 681/2019 que, em fevereiro de 2020, virou a Lei 6.491/20, que institui o Programa Certifique-se no âmbito do Distrito Federal.

Por que apresentamos o projeto?

A certificação profissional – documento que reconhece a habilidade e experiência no uso de determinadas tecnologias e emitido por grandes companhias como Microsoft, Linux, Oracle e Cisco – é cada vez mais necessária para os profissionais que desejam ingressar no mercado de trabalho.

Dados

Para se ter uma ideia, segundo pesquisa divulgada pelo Institute Data Corporation (IDC) Brasil, um profissional com certificação em TI tem 53% a mais de chances de conseguir um emprego. E o salário pode chegar ao dobro do que ganha um profissional não certificado.

Dificuldades

Um dos grandes problemas é que a maioria das boas certificações é cara (chega a custar $500, $1000 dólares). Muitas vezes, ainda exigem cursos e experiências prévias. E a prova em si tem grau de complexidade alto. É preciso fazer cursos preparatórios, estudar muito e se dedicar para conseguir ser aprovado.

Polo de Desenvolvimento

O fomento da obtenção dessas certificações e o consequente aumento do número de profissionais certificados no DF  irão contribuir para carreiras mais bem-sucedidas, além, é claro, dos benefícios econômicos como um todo. O desenvolvimento de uma indústria de TI mais forte e pujante no DF abre portas para a criação de novas startups e outras empresas de tecnologia, contribuindo para que a nossa cidade possa se tornar um Polo de Desenvolvimento em TI.

Estimular, Apoiar e Promover

A ideia é que o Poder Público reconheça a importância dos profissionais de TI e invista na formação, capacitação e inserção no mercado de trabalho desses profissionais. O incentivo à contratação de graduandos e recém-graduados em cursos de nível técnico e superior é um dos pontos abordados na Lei, que prevê parcerias com empresas e instituições na criação de novas vagas e cursos de capacitação.

Regulamentação

Com a Lei aprovada, agora o principal desafio é sua regulamentação, que fica a cargo do Poder Executivo. A Secretaria de Ciência e Tecnologia deve elaborar a minuta do decreto que irá definir como o Programa será colocado em prática.

Tenho vários outros projetos tramitando na CLDF!

Tem alguma sugestão de projeto?

Entre em nossas Redes Sociais  e conte pra gente! Com a sua ajuda, podemos melhorar e muito o bem-estar de quem mora no DF!

Faça parte da nossa comunidade

cadastre-se!