Faça uma visita

Câmara Legislativa do DF 3º Andar Gabinete 15

(61) 3348-8150

Nossa equipe está pronta para te atender.

Segunda a Sexta

Nosso gabinete abre as portas a partir das 9h.

Causa Animal: Castramóvel abre vagas para atender moradores do DF

Serão distribuídas 500 vagas para os moradores por ordem de chegada. É preciso ir pessoalmente à administração da cidade e levar documento de identidade

O Castramóvel – unidade itinerante que realiza castração de cães e gatos de forma gratuita – já está estacionado na Administração da Cidade Estrutural. Vai passar por manutenção e no dia 27 de agosto contará com profissionais que farão os cadastros das pessoas interessadas na castração de cães e gatos.

Para isso, é preciso ir pessoalmente no dia 27 de agosto, a partir das 8 horas, e fazer essa solicitação. Serão distribuídas 500 vagas (cada morador pode castrar até três animais) para moradores de todo o Distrito Federal. Só que tanto a castração quanto a inscrição serão feitas na Cidade Estrutural. O dono do animal precisa levar um documento de identidade, CPF e um comprovante de residência do DF em nome do responsável. Não será necessário apresentar o animal nem a carteira de vacinação.

O resultado vai estar disponível no site do Brasília Ambiental (www.ibram.df.gov.br) e na sede da Administração Regional a partir do dia 28 de agosto com as datas das cirurgias. Não serão enviados e-mails ou telefonemas para essa comunicação.

O Castramóvel estava parado há mais de um ano. O Deputado Daniel Donizet – defensor da causa animal – visitou o veículo. Conheceu a instalação e destinou R$ 480 mil para que o Castramóvel volte a funcionar. Nesse primeiro momento, o Castramóvel vai atender os moradores da Cidade Estrutural. Mas a longo prazo, deve passar por todo o Distrito Federal. Sempre prestando serviço à população de forma gratuita.

“É importante ser um tutor responsável e castrar o animal de estimação. Ainda mais em locais onde há um grande número de animais nas ruas, como na Estrutural. A castração só oferece benefícios para seu melhor amigo, seja ele um cão ou um gato, e você contribui para a diminuição dos bichos que ficam abandonados correndo riscos e sem um lar para morar. Essa é a nossa primeira ação. O Castramóvel vai continuar na Cidade Estrutural e em setembro e outubro mais procedimentos serão oferecidos de forma gratuita aos moradores”, garantiu o deputado.

A superpopulação de animais domésticos é um caso de saúde pública. Boa parte deles não consegue um lar, fica pelas ruas, com sede, fome, sem abrigo, doentes, correndo riscos de atropelamento e maus tratos. A única maneira eficaz de evitar que esses animais se reproduzam e não sofram é com a castração. E ao contrário do que muitos pensam, a castração não é uma forma de mutilar o animal e sim de prevenir algumas doenças graves e evitar o abandono de filhotes com as ninhadas indesejadas.

O Castramóvel conta com veterinários experientes. O pós-operatório dura em entre sete e dez dias e as instruções do profissional que fizer a cirurgia devem ser seguidas para não correr o risco de ter alguma complicação durante esse período.

Para que possa fazer as cirurgias, o Castramóvel conta com cilindros de oxigênio, aparelhos de anestesia, balança e espaço para avaliação física do animal. Tem ainda uma televisão para que os responsáveis pelos pets possam assistir a vídeos educativos enquanto aguardam a cirurgia. Por dia, é possível realizar cerca e trinta procedimentos.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin