Fale com o Daniel

Audiência Pública discute propostas para garantir segurança de motoristas de transporte por aplicativo

Foram quase quatros horas de um intenso debate. O deputado Daniel Donizet (PSDB) abriu a Audiência Pública, ocorrida no dia 08/11, no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, com os principais pontos do Projeto de Lei 717/2019 de sua autoria. A proposta prevê uma série de medidas para garantir a segurança dos motoristas de aplicativo, entre elas, a instalação de câmeras de monitoramento nos veículos, do botão do pânico, da obrigatoriedade de os passageiros inserirem foto na hora de fazer o cadastro na plataforma e escolha, por parte dos motoristas, da forma de pagamento das corridas: dinheiro ou cartão.

Dezenas de motoristas estiveram presentes e contribuíram com a proposta. Os profissionais contaram suas próprias experiência e o temor que sente durante a jornada de trabalho, principalmente à noite. Sugeriram, por exemplo, que seja feito um mapeamento com as regiões mais perigosas do Distrito Federal, a criação de espaço para a categoria no aeroporto e que a faixa exclusiva, atualmente utilizada apenas para ônibus e táxis, seja liberada também para os condutores de transporte por aplicativo.

Autoridades do Governo do Distrito Federal também estiveram presentes. O subsecretário de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, George Estefani Couto, lamentou as mortes de dois motoristas de aplicativo que ocorreram no mês passado. Disse que é preciso acabar com as corridas solicitadas para terceiros e explicou que a pasta tem feito reuniões com as empresas para que algumas providências sejam tomadas já que o número de crimes que envolvem esses condutores tem crescido no Distrito Federal.

Estima-se que haja 35 mil motoristas de transporte por aplicativo em todo o Distrito Federal. O deputado Daniel Donizet trabalhou nessa área por mais de dois anos e conhece bem a realidade que os motoristas enfrentam. “É difícil você levar um passageiro de madrugada para uma área que você sabe ser perigosa. A gente não pode negar corrida, mas também é preciso evitar ser assaltado ou vítima de qualquer outro tipo de crime. Não é mais possível pensar em transporte sem esse tipo de serviço. Só que a segurança dos profissionais também deve ser priorizada”, enfatizou o distrital.

A agilidade das empresas para responderem as denúncias quando forem acionadas foi lembrada pelo delegado Maurílio Coelho de Lima. Já o coronel da Polícia Militar, Maurício Rezende Gouveia explicou que é preciso fazer um cadastro de todos os veículos de aplicativo para que ajude na prevenção da criminalidade.

Ao final da audiência o deputado Daniel Donizet se reuniu com os motoristas e garantiu que as propostas deles serão inseridas no projeto antes de ser votado em plenário.

Faça parte da nossa comunidade

cadastre-se!