Fale com o Daniel

Dia do veterinário agora faz parte do calendário oficial de eventos do Distrito Federal

Projeto do deputado Daniel Donizet garante que a data seja comemorada oficialmente em todo o território do DF.

O Dia do Médico Veterinário ou Dia do Veterinário agora faz parte do calendário oficial de eventos do Distrito Federal, depois da sanção do governador Ibaneis Rocha ao projeto de lei 570/2019, de autoria do deputado Daniel Donizet. A data é comemorada anualmente em 9 de setembro.

A inclusão da data no calendário oficial, segundo o deputado Daniel Donizet, é uma forma de reconhecer o trabalho desse profissional e agradecer.

“São profissionais responsáveis por cuidar da saúde dos animais e são importantíssimos à causa animal. São eles que socorrem nossos bichinhos, só quem tem um animal de estimação em casa que precisou da ajudar de um veterinário sabe da importância desse profissional”, comentou.

Os veterinários também são importantes na diminuição e controle da propagação de doenças transmitidas por animais e que afetam diretamente os seres humanos.

História

A data 9 de setembro foi escolhida porque foi exatamente nessa data, em 1933, que o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinava o Decreto Lei nº 23.133, que regulariza a profissão e o ensino da medicina veterinária no país.

Mesmo sendo oficializado apenas em 1933, os cursos de formação em veterinária já existiam no Brasil desde 1910.

 

Faça parte da nossa comunidade

cadastre-se!