No Dia dos Protetores de Animais, o deputado distrital ressalta a importância do trabalho social realizado pelos protetores do DF
Neste Dia dos Protetores de Animais, comemorado em 10 de agosto, o deputado distrital Daniel Donizet (PL) ressalta a necessidade do Governo oferecer maior apoio a quem resgata e cuida de animais em situação de risco. “Defendo que é dever do Poder Público ajudar pessoas e instituições que resgatam animais. Esse é um trabalho social importantíssimo que deve ser valorizado e apoiado pelo Governo”, afirma ele.
Daniel lembra que todos os abrigos do DF estão lotados.Segundo ele, os protetores passam por sérios problemas financeiros devido ao aumento do abandono de animais, suspensão das feiras de adoção, que somente agora foram retomadas por conta da pandemia, e diminuição das doações de pessoas físicas, afetadas pela crise.
“Resgatar, tratar, alimentar, castrar e doar um animal abandonado é, além de tudo, uma missão de muito amor. Sabemos que a luta é diária, desgastante e bastante difícil. Que às vezes dá vontade de desistir, ainda mais em tempos de crise e diante das dificuldades de apoio financeiro”, ressalta o deputado.
Na Câmara Legislativa, Daniel tem trabalhado em prol de um maior apoio aos protetores do DF. “Temos uma lei em vigor que cria o Banco de Rações e Utensílios que visa a promoção de campanhas e parcerias a fim de abastecer os abrigos, ONGs e protetores. O GDF deve regulamentar a lei para começarmos as campanhas”, explica.
Foi do Daniel a iniciativa de lançar, em parceria com o GDF, a campanha Solidariedade Salva Pets, que arrecada sacos de ração em pontos de vacinação contra a Covid-19 para serem doados a protetores independentes. “Sugeri à primeira-dama Mayara Rocha e ela, prontamente, atendeu o meu pedido. Quem quiser e puder doar, os pontos de coleta são no Shopping Iguatemi, Parque da Cidade e Faculdade UniEuro de Águas Claras”, diz.
Desde o início do mandato, em 2019, o deputado distrital defensor dos animais já apresentou mais de 60 projetos de lei relacionados à causa. Em apoio aos protetores, ele tem propostas como o PL 1352/2020, que institui o Programa de Valorização dos Protetores e Cuidadores de animais em situação de risco e o PL 1354/2020, que cria a Política Distrital de Ressarcimento de Serviços de Resgate, Cuidado e Acolhimento de Animais.
Também é do Daniel o PL 1154/2020, que altera a Lei n. 2.095, de 29 de setembro de 1998, que ‘estabelece diretrizes relativas à proteção e à defesa dos animais, bem como à prevenção e ao controle de zoonoses no Distrito Federal’, para prever o suporte a protetores independentes e entidades do terceiro setor.