A proposta do deputado Daniel Donizet visa salvar vidas. Segundo estudos, cerca de 475 milhões de animais silvestres são atropelados por ano no Brasil, sendo 106 mil no DF.
Em reunião nesta terça-feira (12), a Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável Ciência Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo da Câmara Legislativa aprovou o projeto de lei 1925/2021, do deputado Daniel Donizet (PL), a fim de assegurar a circulação segura de animais silvestres e motoristas em estradas, rodovias e ferrovias do DF.
Estão previstas medidas para auxiliar a travessia de animais silvestres por meio da adoção de passagens, aéreas ou subterrâneas, além da instalação de sinalização e de redutores de velocidade, de passarelas, pontes, cercas e refletores.
Donizet defendeu a “ecologia das estradas”, ciência voltada à preservação das populações de fauna silvestre sob efeito do impacto das rodovias, que engloba ecologia, geografia, engenharia e planejamento urbano. Segundo estudos citados pelo parlamentar, cerca de 475 milhões de animais silvestres são atropelados por ano no Brasil, sendo 106 mil no DF. Ele acrescentou que o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) desenvolve projetos a fim de monitorar o impacto ambiental de atropelamentos sobre a fauna silvestre, identificando pontos críticos de acidentes, bem como o monitoramento da fauna silvestre atropelada em locais próximos a unidades de conservação no DF.
O projeto segue agora para apreciação das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), antes de ir à votação em plenário.
Com informações da Agência CLDF