Fale com o Daniel

Fruto do ensino público, deputado Daniel Donizet reformou todas as 50 escolas do Gama

Banheiros novos, cantinas, laboratórios de informática e cobertura de quadras são algumas das reformas feitas. Além da construção de creches, reconstrução do Caic e muito mais

Educação é uma das prioridades do deputado Daniel Donizet (PL). Ele destinou recursos para a reforma de todas as 50 escolas públicas do Gama. As unidades escolares, incluindo jardins de infância, escolas de ensino fundamental e médio, receberam melhorias como a reforma de banheiros, cantinas, áreas de convivência, parquinhos infantis, troca de piso, cobertura de quadras esportivas, instalação de tendas, laboratório de informática e muito mais.

Daniel Donizet é fruto do ensino público da cidade. Assim que assumiu o mandato, ele visitou as escolas do Gama e ficou impressionado com o quanto estavam sucateadas, foi aí que ele decidiu investir pesado na melhoria do ambiente escolar. “Sou professor de formação e estudei nas escolas públicas do Gama durante toda a minha vida, por isso conheço bem as necessidades das instituições. Era preciso melhorar as instalações, fazer revitalizações para atender melhor os alunos, professores e colaboradores”, disse Daniel.

A Escola Classe 17 já está com novos banheiros, piso do pátio pintado, sala de servidores reformada e duas tendas instaladas. Já a Escola Classe 18, recebeu cobertura da quadra esportiva, pintura do piso do pátio e nova área de convivência. E o Jardim de Infância 06 teve os banheiros reformados e o parquinho coberto.

Os equipamentos da Coordenação Regional de Ensino (CREGAMA) também foram revitalizados. Cássia Maria, professora e atual Coordenadora Regional de ensino da cidade, falou da alegria de ver tantas benfeitorias sendo feitas na área: “Podemos fazer uma comparação do tanto que a gente progrediu com as nossas 50 escolas e também com a Coordenação Regional de Ensino, nesses últimos 3 anos. A gente está trabalhando muito fortemente pela educação do Gama, é um sentimento de gratidão”, afirmou Cássia.

O Centro de Ensino Médio 02 recebeu diversas melhorias, como um laboratório completo de informática e um novo estacionamento. Além disso, a instituição vai ganhar um amplo complexo esportivo, com uma pista de atletismo que terá um perímetro de 264 metros, e vai contemplar modalidades como salto em distância, salto em altura, arremesso de peso e lançamento de dardo. 

O professor Ademir Ferreira agradeceu ao deputado pela oportunidade de construir a tão sonhada pista de atletismo: “A gente conseguiu uma verba juntamente com o deputado Daniel Donizet para a construção da pista de atletismo, e essa pista servirá para melhorar a qualidade do treinamento dos alunos e também para a realização dos jogos escolares do Gama”, falou Ademir.

A ampliação e regularização de áreas ocupadas por equipamentos públicos de educação também foram pauta do mandato de Daniel. Ele participou de reuniões para pedir urgência na regularização do espaço de escolas, como o Centro de Ensino Médio Integrado (CEMI), Centro Educacional (CED 08), Centro Interescolar de Línguas (CIL), Centro de Ensino Médio (CEM 01) e o Campus UnB-Gama. A regularização vai possibilitar a construção de auditório, laboratórios nas escolas e melhorar a infraestrutura.

Autor do projeto de lei (PL 2464/202), que consiste na criação do Projeto Cãoterapia em todas as escolas do DF, Daniel Donizet ajudou na implementação de um piloto do projeto na escola CED 08. A convivência no ambiente escolar com um cachorro promove bem-estar psicológico para os alunos e momentos de relaxamento e união entre os colegas, além de incentivar o cuidado com os animais.

O distrital também apresentou um projeto que inclui o Olimgama, olimpíada disputada pelos alunos de todas as escolas do Gama, no calendário oficial de Brasília. Ele destinou verba para a ampliação dos acervos das bibliotecas das instituições de ensino e conseguiu que 12 escolas recebessem o projeto de captação de água da chuva para implementação de hortas.

Primeira creche pública do Gama

Pensando na educação nos primeiros anos de vida, Daniel Donizet conseguiu a construção de 3 creches públicas no Gama. Ele apresentou a Indicação e a primeira creche pública da cidade está sendo construída no espaço interno do Centro de Ensino Fundamental 01. A Vila DVO, em Santa Maria, também vai ganhar uma creche. As obras estão em estágio avançado.

Primeira escola fotovoltaica do DF

Daniel Donizet também investiu em energia sustentável. O Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (CEMI) é a primeira escola pública com energia fotovoltaica do DF. Daniel destinou recurso no valor de R$ 150 mil para a instalação de 80 placas solares. O projeto foi executado pelo Programa de Incentivo às Energias Renováveis da Emater-DF.

“Eu quero que o CEMI do Gama se torne um exemplo para outras escolas do DF, e que investir em energia renovável seja cada vez mais comum. Além da economia com gastos de eletricidade, estamos investindo em consciência ambiental e no futuro da comunidade”, declarou Daniel.

CAIC Castello Branco

Também no mandato do Daniel, o CAIC Castello Branco finalmente está sendo reconstruído. Após Indicação do deputado, foram destinados R$ 10,4 milhões para a reconstrução da instituição que vai atender 700 alunos em período integral.

O trabalho não pode parar

Muitas outras reformas ainda estão sendo realizadas. Entre elas, a adequação de duas salas de aula na Escola Classe 02 para o ensino integral (já entregue), reforma da cantina e depósito de gás do CEM 01, instalação de tendas nos pátios e parquinhos de 9 escolas e reforma dos vestiários femininos e masculinos dos alunos do ensino integral do CEMI.

Daniel quer fazer muito mais pela educação da cidade: “Ainda temos muitas outras melhorias para fazer nas escolas do Gama. Estamos sempre conversando com a Coordenação Regional de Ensino para entender quais são as prioridades e necessidades dos alunos e professores. Revitalizamos banheiros, parquinhos, salas dos professores, mas queremos continuar investindo muito mais na educação, melhorar o ambiente escolar e fazer com o que as escolas do Gama sejam exemplos de qualidade para as outras instituições de ensino do DF”, declarou o distrital.

Faça parte da nossa comunidade

cadastre-se!