O deputado Daniel Donizet é o presidente da Frente distrital que vai debater políticas públicas em defesa dos animais
A sessão solene de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais da Câmara Legislativa do DF teve participações ilustres na noite dessa quarta-feira (04). Deputados federais e estaduais, do grupo Embaixadores da Causa Animal no Brasil, autoridades do GDF, ativistas e pets influencers digitais prestigiaram o evento promovido pelo deputado distrital Daniel Donizet (PL), presidente da Frente que tem como objetivo ampliar políticas públicas em defesa dos animais.
“Estamos comprometidos em criar a Delegacia Especializada em Proteção Animal, o abrigo público para acolher os animais em situação de vulnerabilidade e aumentar o número de castrações gratuitas. Queremos a ampliação de todos os serviços públicos voltados para a causa animal”, declarou Daniel, que é o representante dos embaixadores no DF.
A luta para conseguir melhorias para a causa animal também foi reforçada pelo deputado federal Delegado Matheus Laiola (UNIÃO-PR): “O mais importante na causa animal agora é efetivar políticas públicas. Nossa prioridade é a questão da castração, construir novos hospitais veterinários públicos e valorizar as ONGs e protetores”.
Para falar da importância das castrações públicas, o deputado Federal Marcelo Queiroz (PP-RJ) lembrou as 206 mil castrações públicas realizadas no ano de 2022, um recorde nacional, e ainda citou a questão da tributação das rações para animais. “Essa pauta do nosso grupo de embaixadores irá beneficiar abrigos, ONGs e protetores independentes. Afinal, não tem sentido nenhum uma ração ter um custo tão alto”, disse.
O deputado federal licenciado Delegado Bruno Lima (PP-SP), idealizador do projeto “Cadeia para Maus-Tratos”, participou do evento de forma on-line. O parlamentar falou que, independentemente de partidos políticos, o que une o grupo é o amor pelos animais. “Estamos aqui para trabalhar em prol da causa animal e buscar solução para os problemas reais”.
A deputada estadual Joana Darc (UNIÃO-AM) ressaltou que é protetora e sabe das necessidades mais urgentes que precisam ser contempladas: “Eu já fundei muitas ONGs e conheço bem a realidade dos protetores. No meu estado, estamos lutando para ampliar o número de castrações e promover ações que facilitem o trabalho dos protetores e lares temporários”.
Cadeia para maus-tratos
Prender quem maltrata animais é também umas das prioridades do grupo de embaixadores. O delegado e deputado estadual Egidio Ferrari (PTB-SC) citou a “teoria do link”, estudo que comprova que pessoas que ferem os animais, também podem maltratar crianças, idosos e mulheres. “Nos últimos dois anos, tivemos casos tristes de ataques em escolas. Em dois deles, os criminosos já haviam praticado violência contra animais”.
Para o deputado estadual Delegado Leonam Pinheiro (UNIÃO-AL), a causa animal precisa de leis efetivas e punição para quem pratica maus-tratos.
Proteção animal
O secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal do DF (Sema), Gutemberg Gomes, e o presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Roney Nemer, também estavam na mesa e falaram sobre a criação da área de proteção animal dentro da Secretaria de Meio Ambiente. Gutemberg parabenizou o deputado Daniel Donizet pela ação: “Hoje temos a Subsecretaria de Proteção Animal, dentro da Secretaria de Meio Ambiente, graças ao trabalho do deputado Daniel Donizet que, ao ser secretário da Sema, criou essa estrutura”, disse Gutemberg. Já Roney Nemer, esclareceu que o Ibram é o órgão responsável pelos animais silvestres, e a Sema, pelos animais domésticos.
Convidados especiais
Além da presença dos Embaixadores da Causa Animal e autoridades, o lançamento da Frente contou a presença ilustre de pets, como o cachorro Gustavinho, que está no abrigo Foguinho e Cia aguardando por um novo lar, a gata Lua e a Nugget, influencer digital, conhecida nas redes sociais como a galinha motociclista. Os componentes da mesa fizeram questão de tirar fotos com os animais e seus tutores.