A criação da delegacia especializada foi um dos compromissos de campanha do distrital, que luta contra o fim da impunidade para crimes contra animais no DF
A criação da primeira Delegacia de Proteção Animal do Brasil foi publicada no Diário Oficial do DF, desta terça-feira (22). A alteração na estrutura da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) pretende possibilitar mais agilidade e rigor nas investigações de crimes de maus-tratos e acabar com a impunidade. O deputado Daniel Donizet (PL) comemora mais essa conquista, um dos compromissos firmados em sua última campanha eleitoral, em 2022.
“Hoje é um dia histórico para a causa animal. O DF acabou de dar um passo muito importante em defesa dos animais e pelo fim da impunidade para crimes de maus-tratos. Esperamos que essa delegacia especializada seja a primeira de muitas outras no Brasil”, afirma o deputado.
A unidade será instalada no complexo do Departamento de Polícia Especializada (DPE) e vai contar com uma equipe completa de delegados, agentes e escrivães. O espaço físico da delegacia será vinculado à Delegacia do Meio Ambiente (Dema), que é responsável pela apuração de crimes ambientais e contra os animais.
O distrital agradeceu ao governador Ibaneis Rocha (MDB) e outras autoridades por apoiarem a luta em defesa dos animais: “A impunidade para covardes que cometem crimes contra os animais está com os dias contados. Quero agradecer ao governador Ibaneis Rocha, à vice-governadora Celina Leão e ao diretor da PCDF, o doutor Robson Cândido, pelo apoio e por olharem pelos os nossos animais”, declarou.